top of page
Buscar
  • Luiz Reverbel

Psicanalise Lacaniana, o que é?


A psicanálise lacaniana é um sistema teórico que explica a mente, o comportamento e a cultura por meio de uma extensão estruturalista e pós-estruturalista da psicanálise clássica. Ela foi desenvolvida por Jacques Lacan, um psicanalista francês que atuou entre as décadas de 1950 e 1980.

A psicanálise lacaniana baseia-se na ideia de que o inconsciente é estruturado como uma linguagem. Isso significa que o inconsciente não é um repositório de memórias reprimidas, mas sim um sistema de sinais e símbolos que são organizados de acordo com as regras da linguagem.

Outro conceito importante na psicanálise lacaniana é o estágio do espelho. O estágio do espelho é uma fase do desenvolvimento que ocorre na primeira infância, quando a criança se vê pela primeira vez em um espelho e se reconhece erroneamente como um todo unificado. Esse reconhecimento errôneo é a base do ego, que Lacan vê como uma construção ilusória que está sempre em conflito com o inconsciente

Lacan também desenvolveu uma teoria dos quatro discursos, que são quatro maneiras diferentes pelas quais o sujeito pode se relacionar com o Outro. Os discursos são o discurso do mestre, o discurso da histérica, o discurso do analista e o discurso da universidade.

A psicanálise lacaniana tem sido influente em uma variedade de campos, incluindo psicologia, filosofia, crítica literária e estudos culturais. É uma teoria complexa e desafiadora, mas oferece uma perspectiva única sobre a mente humana e sua relação com a linguagem, a cultura e a sociedade.

Se estiver enfrentando problemas emocionais ou psicológicos, a psicanálise lacaniana pode ser uma opção de tratamento útil para você. Os analistas lacanianos são treinados para ajudá-lo a entender seus pensamentos e sentimentos inconscientes e a trabalhar os conflitos que estão lhe causando angústia.


Aqui estão alguns dos benefícios da psicanálise lacaniana:

  • Entender seus pensamentos e sentimentos inconscientes.

  • Trabalhar os conflitos que estão causando angústia.

  • Desenvolver um senso mais saudável e autêntico de si mesmo.

  • Melhorar seu relacionamento com os outros.

  • Encontrar significado e propósito em sua vida.

Se estiver lutando contra problemas emocionais ou psicológicos, a psicanálise lacaniana pode ser uma opção de tratamento útil para você. Para saber mais sobre a psicanálise lacaniana ou para agendar uma consulta com um analista lacaniano, entre em contato com nossa clínica hoje mesmo.










3 visualizações0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page